sábado, outubro 10

Série - Coisas de Mãe (I)

Relato de uma tarde que terminou à noite - quarta-feira, 29 de Julho de 2009


Acabei de me sentar, exausta de uma tarde prometida que se transformou em inicio de noite surpresa. De uma tarde passada com três miúdas de 10 e 11 anos. Este relato é o meu. Coisas de mãe...
Duas e meia. O (re)encontro) das três após, não sei, talvez, uns cinco longos e gigantes dias sem se verem.
Elas: (Abraço a três. Beijos. Risos. Saltos.)
- Que t-shirt gira... É nova? Estás bué queimada!Estiveste onde?
Eu. (Sentada, à espera que o abraço terminasse e se lembrassem que tinhamos de ir andando.)
Elas:( No carro, lá atrás... Mais risos... nem sei de quê).
- Mãe põe a música mais alta. Gosto bué desta! "Lucky I´m in love with my best friend, lucky to have been where I have been..." Cantam... alto e em coro.
Eu: (enfim, mais vale cantar com elas.
Afinal também gosto bué desta). Mas... "lucky i´m in love with my best friend"? Mas elas sabem o que cantam? Por favor, têm 10 anos... pelo menos a minha tem...
Elas: (risos, mais ainda, cristalinos e sinceros.)- Dá cá o telemóvel. Deixa ver o que ele te disse.
Eu: (a tentar concentrar-me no caminho para o Zoo). - Meninas por favor podem não gritar? (O quê? ELE??? Mas ELE quem? De que telemóvel falam elas? Do da minha?)
Elas: (chegadas à porta do Zoo) - Mãe podemos ir ver os golfinhos? e andar no teleférico? e comer um gelado?
Eu: (Qual foi mesmo a primeira pergunta?) Sim, Sim Sim ( a pensar que hoje é dia da Palavra SIM... o prometido é devido!).
Elas: (a correr, caminho fora, de mãos dadas. Como conseguem elas correr assim como se de uma só se tratasse?) - Anda , mãe...
Eu: (Lá atrás, devagar que isto de ter 42 anos não me dá mais velocidade. O que eu precisava mesmo era de uma massagem nas costas). - Sim, estou aqui. Decidam vocês o percurso.
Elas (sempre a rir... como podem não parar de deitar cá para fora tanta felicidade? Meu Deus, de onde vem tamanha energia que se sente no ar em volta das três?). - Olha o macaco parece o ....
Eu: (já não oiço o nome... mas pelos olhares em volta, os risos e a cara do miúdo ali ao lado, percebo quão terríveis podem ser estas criaturas de cabelos soltos ao vento, sorrisos francos e olhares brilhantes; terríveis mesmo na sua confiança de ser menina).
Elas (no teleférico, finalmente separadas em dois...) - Olha ali... (mais risos... de tudo se riem as catraias). Olha, parece--- (risos de novo abafados). - OH! caiu a garrafa lá em baixo!
Eu (Que lindo! Bem lhes disse que a garrafa ia cair...) - meninas, vá lá, deixem-se de disparates!
Elas (sentadas enfim, braços dados, numa união que não se desfaz. Encostadas, todas três a si mesmas. Lindas estas miúdas! Bela Foto!) - Mãe, quero um beijo do Leão Marinho (e descem para a fila debaixo, mesmo quando o tratador tinha pedido para ficarem quietas no lugar).
Eu (que me posiciono para as apanhar as três na foto). Afinal foi a mim que o Leão Marinho pespegou um beijo malcheiroso.
Elas (já de regresso ao carro) - Mãe. A Teresa e a Joana podem jantar connosco? (olhar suplicante, de todas, as três de novo num gesto uníssono e inegável)
Eu: (Mas porque decidi que hoje era dia de palavra SIM?) - Sim, podem.
Elas: (mais saltos, corrida a um só corpo, e risos e mais risos). - Aí que agora vamos buscar a minha irmã que vai já implicar...
Eu (enfim espero que não aconteça e que se calem um pouco quando a adolescente entrar neste carro) - Meninas, podem agora rir mais baixo?
Elas: ( que continuam a rir...) - Vamos jantar onde? Pizza?
Eu (enfim...). - Tudo de acordo? Então seja.
Elas (agora não riem... por segundos breves) - Pai, chegaste!
Eu (finalmente um Homem para ver se isto se compõe) - Olá!
Elas (no sofa da pizzaria, perna cruzada, encostadas entre si, como sempre num todo único de beleza juvenil): - Tu, Eu, Ele, isto, Aquilo ( uma conversa entrecortada pelo riso e gargalhada)
Eu (já a pedir cama, claramente): - Vamos meninas!
Elas (numa ultima paragem numa loja de roupa... PERIGO, mas tinha de ser assim o final deste dia) - Mãe, olha esta, vou provar. prova tu esta. que gira! serve-te? fico bem? e esta?
Eu (estoirada,encantada,fascinada, orgulhosa) - Vamos, meninas. São horas.
Elas (no carro. calmas agora, olhos a fecharem e cabeças a cambalearem, para cima umas das outras)
Eu: (bem dita Lisa Ekdal. "it´s oh so quiet!")
Elas (neste momento. cada uma na sua casa, na sua cama, nos seus sonhos que muito provavelmente se encavalitam algures, saltam juntos, riem em uníssono e correm de mãos dadas).
Eu (aqui a relatar o meu dia. Belo. Único. Que privilégio partilhar momentos com estes três seres fantásticos que me mostram que o melhor de tudo é mesmo viver a nossa vida com aqueles que mais amamos! Do coração! Da alma! Os amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores