segunda-feira, outubro 5

Contributo Científico IV – As Variáveis



Uma variável é um dado que varia. Se todos os meus amigos tivessem o mesmo número de amigos eu não poderia estar a fazer este estudo, nem o mesmo teria sentido, pois, nesse caso ter 96 amigos nada representaria a mais ou a menos do que ter o número certo de amigos que toda a gente tem… Poderíamos dizer que estaria instalada uma certa “ditadura” em torno do número de amigos de cada um. A regra seria essa o que deixaria de motivar a curiosidade e nos levaria apenas a aceitar o facto…


Num estudo as variáveis podem ser – genericamente – ditas dependentes ou independentes. A única variável dita “dependente” neste estudo é “número de amigos”. Uma variável dependente é aquela que “depende” de outras, denominadas, por sua vez, de  independentes – quem diria… esta coisa da investigação é mesmo previsível, certo? -  e que, supostamente,  interferem com as primeiras. As variáveis independentes não são objecto de análise, são os motivos, as razões. Por suposto. Sempre.


Neste meu modesto estudo “número de amigos” só pode depender da idade e do sexo dos participantes da minha amostra. De resto não foram controladas outras variáveis que possam estar a influenciar a variável em estudo. Mas existem, obviamente variáveis que não controlei. São variáveis desconhecidas, ditas parasitas. Não as controlei, pois acho incontrolável esta questão. Imagino a imensidão de factores a influenciar as escolhas de cada um. A pesquisa dessas variáveis não se coaduna com o método por mim escolhido e um dos mais importantes princípios em ciência é escolher métodos adequados aos dados que temos. Fica este assunto para outros estudos, de natureza mais qualitativa; tipo estudo de caso, diria. 


Apresentadas as variáveis, avancemos…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores