segunda-feira, outubro 5

Contributo científico I – A inquietação

A ciência nasce da inquietação. Da dúvida, da vontade de saber... até um pouco da curiosidade. Não aquela de tipo "cusquice", mas a verdadeira curiosidade de procurar respostas ou eventualmente ir de pergunta em pergunta. Das inquietações nascem perguntas. Perguntas pessoais e universais, pois é dificíl perguntar algo que nunca ninguém se tenha perguntado a si mesmo. Assim o mundo da ciência é uma teia de cabeças que se encontram algures nas respostas pesquisadas por outrém. A ciência é acessível a todos. Não concordo que seja algo exclusivo de meia dúzia de iluminados, mas sim uma forma de pensar, reflectir, procurar, encontrar, responder e justificar. Acredito que o pensar cientifico se ensina e se treina, muito embora haja algo de intrínseco relativo a uma indomável vontade de ir mais além e de não ficar pela aparência ou pela ideia generalizada dos acontecimentos. Claro que os há, os cientistas brilhantes, mas falo de ciência mais simples, daquela que nos provem da capacidade de nos inquietarmos e de procurar explicar os fenómenos.


Por isso me atrevi a falar de ciência. Não desvalorizando o papel das redes sociais e nunca esquecendo que gosto de coisas com muito sentido de humor... O meu contributo nº 1 é efectivamente sobre a inquietação... Numa passagem rápida por alguns dos meus amigos aqui do FB (amostra esta não aleatória pois bem escolhida de entre os disponíveis), verifiquei que o número de amigos que cada um tem varia de forma imensa. Eu,pessoalmente e neste momento (há que precisar o momento, pois uma das questões em ciência é que a vida muda com tal velocidade que o que hoje é um dado, amanhã já se foi) tenho 104 amigos. Afinal que número é este? Muitos? Poucos? Alguns? ??? que significa ter 104 amigos? Quis pesquisar e assim se inicia a minha inquietação... Poderia perguntar-vos. Poderia utilizar um método mais introspectivo e filosofar em torno do assunto. Poderia até especular... mas aproveito para "ginasticar" os neurónios e encetar eu mesma uma pesquisa mais metódica, baseada em dados concretos que - espero - me conduzirá a uma... duas... muitas ou mesmo nenhuma resposta! 


Aos poucos partilharei convosco este "meu estudo científico" aproveitando para vos motivar a serem um pouco de cientistas...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores